terça-feira, 2 de junho de 2015

Dez Razões Para Morar Nos…”EUA”

Todo mundo sabe que os Estados Unidos são um dos destinos favoritos dos brasileiros. Seja para “turistar” em Nova Iorque ou na Disney, ou mesmo para “tentar a vida”, a terra do Tio Sam atrai milhões de brasileiros todos os anos. Mas por que os Estados Unidos? As razões são as mais diversas, e cada um tem as suas. Uns tentam uma vida melhor, outros pretendem aprender inglês, fazer faculdade ou outros vêm atrás de um grande amor. 
usa map
1) O idioma é o inglês – tudo bem, você pode não saber inglês fluentemente, mas ao menos alguma vez na sua vida você ouviu a frase “The book is on the table”. Em tese o idioma faz parte do currículo escolar, e a influência do idioma no Brasil é grande. Se você não sabe inglês, vai precisar aprender quando chegar aqui? Sim. Vai pagar muitos micos? Absolutamente sim. Mas muito pior é você morar na China e ter que conviver com o aprendizado do mandarim.  Imagine a situação, em Xangai: você vai a uma loja destas como a Home Depot, que vende material para construção, e precisa ir desesperadamente ao banheiro. Você olha por todos os lados ansiosa para encontrar um, nem que seja um daqueles banheiros chineses com apenas um buraco no chão. Nada! Ai você encontra um vendedor da loja e tentar iniciar uma conversa para perguntar onde fica o dito cujo do banheiro. Depois de muitas palavras desencontradas e muita mímica, você pensa que ele te entendeu... E ele te leva até o departamento que vende vasos sanitários ao invés de mostrar onde fica o banheiro!! Socorro! Então, caro leitor, viver num país em que o idioma oficial é o inglês facilita muiiiiito a nossa vida! E temos ainda o espanhol, que é o segundo idioma mais falado nos EUA, e sua proximidade com o português faz com que todos nós sejamos PhD em portunhol!!
 english2) A vida é muito prática – de todos os lugares em que eu morei, os Estados Unidos são imbatíveis neste quesito. Existe produto para limpar de cueca encardida até parede manchada, e tudo o que você imagina pode ser comprado online. As lojas abrem cedo e fecham tarde. Drive through de todo tipo, de farmácia a banco. As crianças vão à escola das 8 às 15 horas, e lá mesmo fazem várias atividades extra-curriculares, então aquela vida de “mãetorista” brasileira praticamente é inexistente. Muitas crianças se utilizam dos ônibus escolares, aqueles amarelos, então nem levar e buscar a prole na escola você precisa. Frutas e verduras limpas, cebola cortada, alho descascado, frango temperado. Tudo para facilitar a sua vida!
 3) Boas escolas públicas – os EUA podem não ter a melhor educação do mundo, mas ainda estão muito à frente do Brasil. As escolas públicas são muito boas, e você só precisa morar na zona da escola para poder matricular seu filho. Claro que existem escolas ruins, mas se você souber escolher bem onde vai morar, poderá com certeza dar uma educação de qualidade e gratuita aos seus filhos. A situação muda um pouco quando falamos sobre universidade, já que as melhores são pagas, e bem pagas!
school bus
4) Esportes – se seu filho(a) gosta de praticar esportes e a família aposta que a criança tem futuro, aqui ela encontra todo o incentivo do mundo para se dar bem no esporte. É uma vida dura e cheia de dedicação, mas com chances de sucesso. As crianças que praticam natação, por exemplo, treinam todos os dias bem cedo, das 5 da manhã até a hora de irem à escola (e ainda depois da escola e nos finais de semana). O mesmo se dá para quem é bom em ginástica olímpica. Muitos pais até optam por home schooling (ensinar a criança em casa), para ter mais flexibilidade nos horários e para que a criança assim possa treinar mais. Tudo isso porque uma criança boa em esportes tem grandes chances de conseguir uma bolsa de estudos na universidade, que custa muito dinheiro por aqui. Agora eu consigo entender porque eles são tão bons nos Jogos Olímpicos!
5) Aqui não tem novela das 8 – (a não ser que você seja assinante da Globo Internacional)!  Esse hábito onde a família toda se reúne ao redor da TV após o jantar para assistir à novela, não tem aqui. O que me choca não é a novela em si, que é cultura inútil mas tem até algumas com umas estorinhas divertidas – mas o fato de crianças pequenas assistirem a novela, cheia de sacanagem, de gente puxando o tapete do amigo, de mulher se vestindo de uma forma bem vulgar – e crianças de 6, 7, 8 anos assistindo junto com o papai e a mamãe na sala! E todo mundo acha isso completamente normal! Não acho de maneira nenhuma que a TV americana tenha programas de qualidade, mas eu acho que no Brasil as crianças são expostas muito cedo a programas impróprios à idade.
child TV
6) Boa qualidade de vida – além de boa educação, o fato de se viver com mais segurança ajuda MUITO na sua qualidade de vida. E olha que os EUA estão longe de ser o paraíso nesta área, mas não achar que você pode constantemente ser assaltado, sequestrado e até assassinado todos os dias não tem preço, como diz o chavão da propaganda da Mastercard! A segurança, associada a uma vida prática, boas escolas, parques, programas ao ar livre fazem com que tenhamos uma boa qualidade de vida aqui. Difícil trocar isso por uma vida na caótica São Paulo.
7)   Custo de vida  - devido ao tamanho dos EUA, pode ser que para alguns isto não seja um ponto favorável. Se eu ainda estivesse morando em Manhattan, o custo de vida com certeza não faria parte da minha lista. Mas em Houston eu posso dizer que o custo de vida é baixo se comparado a muito lugares do Brasil, inclusive São Paulo, de onde eu sou, e isto se estende a diversos lugares dos EUA. No Texas não pagamos imposto municipal ou estadual – apenas imposto de renda e o Property Tax, que é mais ou menos como um IPTU. E embora o Property tax possa ser bem caro, pois varia de acordo com o tamanho e localização de sua casa, ainda assim eu acho o custo de vida baixo, se comparado a muitos das grandes cidades no Brasil.
8) Turismo – Os EUA são um país enorme, o quarto maior do mundo, com diferenças regionais marcantes. Além de Orlando, Miami e Nova Iorque, os queridinhos dos brasileiros, os EUA têm muitos lugares a serem descobertos, como grandes estações de esqui, parques nacionais, paisagens maravilhosas e clima para todos os gostos. E se você acompanhar os sites de venda de passagens aéreas vai perceber que é possível achar uma pechincha e conhecer um lugar diferente nas suas férias. Os preços praticados pelas companhias aéreas e hotéis no Brasil parecem até piada de mau gosto quando comparados com o que se consegue por aqui.
Vista aérea do Grand Canyon - by Monica Bateman
Vista aérea do Grand Canyon 
Rio Colorado
9)      O idoso continua a viver – no Brasil, eu tenho a impressão de que os idosos se isolam a partir de certa idade. Você encontra poucos idosos que viajam pelo país, que praticam exercícios todos os dias, que vão ao teatro. São minoria. Aqui eu me surpreendo ao encontrar idosos nadando na piscina do clube todos os dias, fazendo ioga, indo às compras sozinhos. Eu não me lembro de encontrar o pessoal da terceira idade fazendo ginástica na Cia Athletica, por exemplo (espero que isso tenha mudado). Claro que aqui não é o melhor país do mundo para se envelhecer por conta do custo altíssimo do seguro saúde, mas percebo que os idosos tem mais espaço na sociedade. Inclusive você encontra muitos deles trabalhando em lojas como Walmart ou Home Depot, por exemplo.
10)   Menos burocracia – se tem uma coisa que encontramos em excesso no Brasil, é burocracia. Tanto que existem os cartórios, uma instituição que existe para comprovar sua assinatura, para carimbar três vezes o mesmo papel e claro, cobrar taxas absurdas por esses serviços. Para abrir e fechar uma empresa no Brasil, você precisa de muitos documentos. Para fechar, então, é um parto à fórceps. Nada é facilitado nesta área. Aqui tudo é mais simples. Precisa reconhecer firma de sua assinatura? Vá até o banco onde você tem conta, e no próprio balcão de informações eles fazem isso, na hora, sem cobrar nada. Igualzinho ao Brasil, né?
E você? Por que você gosta de morar nos EUA? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário: