Esclarecimentos sobre a nova proposta de 6 anos de OPT para Estudantes F1
Essa semana li um artigo na internet, na qual muitas pessoas vem compartilhando sobre algumas mudanças benéficas para estudantes que podem pleitear o OPT. Para quem não sabe, OPT são as siglas para a expressão Optional Practical Training.
O OPT pode ser pleiteado por estudantes estrangeiros que estudam com o visto de categoria F1 nos Estados Unidos. Para pedir o seu OPT, o estudante deve ter completado no mínimo nove meses de curso de categoria profissional, podendo ser eles, cursos de graduação, estensão, mestrado, doutorados e sendo assim, excluídos cursos de línguas, como o inglês.
Nessa semana, uma decisão de um juiz do Distrito de Columbia, fez algumas regras do OPT mudarem, e ascendeu o interesse de muitos estudantes, na possibilidade de se ter um um OPT de período de seis anos, o que francamente, seria um sonho para muito desses estudantes.
Importante lembrar, que o OPT tem prazo de 1 ano, o que significa que durante 1 ano, esse antes estudante terá direito a trabalhar na sua área de atuação por apenas 1 ano. Depois desse 1 ano, se o estudante não conseguir um visto de trabalho, ou não se matricular em outro curso ou escola, ele deverá voltar para seu país, não existindo a possibilidade de permanência longa nos Estados Unidos. Em poucos casos, esse 1 ano pode ser estendido para 18 meses. Mas lembrem-se, pouquíssimos casos.
Existe uma categoria de estudantes conhecida como STEM, que tem alguns, digamos, privilégios sobre o OPT. STEM é a sigla usada para aqueles estudantes que pertecem a área de tecnologia, engenharia, matemática e ciência, e para esses estudantes, o OPT por exemplo pode ser válido por até 18 meses, além disso, as chances de se conseguir um visto de trabalho para esses estudantes é muito grande.
Os seis anos de OPT então, seriam exclusivamente para estudantes da categoria STEM, o que significante que estudantes de outros cursos não teriam nenhum benefício sobre esses 6 anos de OPT. O motivo pelo qual o governo pode mudar essa regra é que nos últimos anos, cresceu o número de aplicações de visto de trabalho da categoria H1B, e como essa categoria de visto tem um número pequeno de vistos a ser emitidos por ano, o governo não estaria conseguindo suprir a necessidade de todos aqueles profissionais aplicando para essa categoria de visto.
Além disso, os Estados Unidos precisa da mão de obra dos profissionais da área de tecnologia, engenharia, matemática e ciência. Então se você se enquadra nesse requerimento, aproveite as boas notícias, para os outros profissionais e estudantes, ainda infelizmente não é motivo de comemorar.
Caso vocês tenham interesse, segue abaixo o link da matéria sobre o OPT de 6 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário